17 de junho de 2009

Turma Ponte Nova




Olá Pessoal,

Iniciamos o nosso trabalho com a turma de Ponte Nova, onde todas as escolas estão bem representadas. Vocês nem imaginam como está sendo gratificante! É ótimo trabalhar com profissionais comprometidos e competentes. Crescemos juntos a cada encontro, onde todos têm a oportunidade de compartilhar experiências e multiplicar os saberes.

TECLE - Teclar e Estudar .... é só começar!

CURSO TECLE

Justificativa

A incorporação das novas tecnologias na prática pedagógica se faz necessária e urgente diante dos avanços científicos e tecnológicos da sociedade na qual, a escola está inserida. Os professores precisam se apropriar do uso da tecnologia, favorecendo a criação de novos ambientes que estimulem o aluno a maior participação, promovendo assim uma aprendizagem mais significativa. Dessa forma será oferecido aos professores e especialistas das Escolas Estaduais da jurisdição de Ponte Nova, que possuem laboratório de informática, o curso para uso da informática na educação, onde serão discutidas formas de incorporação das novas tecnologias na escola.

Objetivo Geral
Promover a inclusão digital dos profissionais da educação através da utilização dos recursos da Informática (Sistema Operacional Linux), da Internet e dos Vídeos, refletindo sobre o uso destas tecnologias na sua prática pedagógica.

Objetivos Específicos
Discutir sobre os benefícios da utilização da tecnologia na educação;
Explorar os recursos computacionais do Sistema Operacional Linux;
Explorar os recursos da Internet;
Incentivar o uso das Mídias do Projeto DVD Escola.

Conteúdo Programático (Plano de Atividades):
O curso possui uma carga horária de 40 horas, sendo 24 horas presenciais e 16 horas à distância, distribuídas da seguinte forma:
1ª Unidade: Educação e Tecnologia Discussão: Tecnologia na Educação, Gerenciador de arquivos, Editor gráfico e de texto e Planilha eletrônica;
2ª Unidade: Internet e suas possibilidades;
3ª Unidade: Apresentação Multimídia;
4ª Unidade: Criação de Blogs;
5ª Unidade: Vamos criar um Projeto Multidisciplinar?

Projeto elaborado por:

Emanuelle Salgado Felga

Maria da Conceição Paula

Nilma Lana Leite Pascini

NTE - Ponte Nova

maio/2009