15 de abril de 2011

Um pequeno texto para refletirmos...

“Novas formas de ensinar e aprender incorporando novas mídias, fazem parte do cotidiano do aluno, auxiliando-o no caminho do conhecimento. A tradicional forma de ministrar aulas expositivas não mais “encanta” a maior parte dos alunos que em todo lugar tem outra forma de adquirir informações, que se transformarão em um conhecimento salutar ou não, de acordo com as escolhas que esse aluno fizer. Quadro, giz, livros, professor, até quando? Até o velho ‘pai dos burros’, o dicionário, se modernizou, está na internet... Mais do que nunca a função do professor é de mediar o conhecimento. Uma mediação diferente ‘expondo’ mais o aluno, pois ele pode ser detentor de conhecimentos alheios ao do professor, que enriquecerão à aula. Sendo assim, deve propor constantes participações do aluno em trabalhos apresentados e/ou escritos, fazer uma inversão, se colocar no lugar do aluno, mas sem perder o senso de educador, fazendo inferências e interferências, quando necessário. Aproveitar os conteúdos que o aluno traz para a escola que auxilie na aprendizagem de todos. O docente tem que estar atualizado, acompanhando as transformações advindas do aceleramento tecnológico e procurar se adequar a eles, ‘pois ele também é um aprendiz’. Propor desafios. Construir sua aula com a participação do aluno. Promover debates, com o fim de que ocorram interações entre discentes/educador, fazendo uso das tecnologias que os alunos mais apreciam e que ele educador pode aprender a apreciá-las também. Lembrando que inovar faz parte do amplo conceito de tecnologia, que deve estar a serviço do homem e não ao contrário. Não se permitir, portanto, ser conduzido por ela, mas explorá-la, como “ferramenta” útil na construção do conhecimento, através de um processamento eficiente e marcante no intelecto. Cabe ao professor transformar a tecnologia em ‘cúmplice’ no processo de aprender a ensinar e o aluno co-participante. O docente tem agora ‘novos aliados’ que não só: o livro didático, quadro e giz, matérias-primas que davam suporte para produção de uma aula; apetrechos, atualmente em desuso, por alguns professores.”

SOUZA, Lucia Helena Pazzini. Tecnologias na Educação. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=937, acessado em 15 abril de 2011


As novas mídias podem 
contribuir para melhorar o processo 
de Ensino/aprendizagem? 

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Abraços,
--
Equipe Pedagógica -  NTE  Ponte Nova

"O ensino deve permitir que brilhe, 
com o máximo de intensidade, 
a luz que cada ser humano porta dentro de si."
Paulo Freire

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